Descobri as peças da Flávia Aranha, num espaço que me é particularmente querido, a Casa Pau – Brasil. Falar-vos-ei do mesmo em breve…mas voltemos a esta marca. O que me chamou a atenção, foram as cores e design de peças, aparentemente simples e descomplicadas. Quando toquei…ui! O que é que estou a ver e a sentir? Peças em linho, seda, algodão orgânico, látex ecológico. E qualquer peça que eu via, queria trazer para casa!!!
E como há dias em que temos muita sorte, cruzei-me com a Veruska Olivieri, que é a Brand Manager da marca. Combinamos encontrar-nos e conversar um pouco mais sobre a Flávia Aranha e o projecto da marca. Foi um bate-papo muito interessante e agradável, já que a Veruska é um poço de simpatia. De uma tarde de conversa e visualização das peças, eis um pequeno resumo.
A principal preocupação é assegurar que a cadeia produtiva seja sustentável, e que haja a valorização do trabalho manual. Os fornecedores são pequenas empresas artesanais, como a Comunidade do Vale da Seda, ou o algodão que vem da Paraíba. Trabalho e comércio justo, portanto!
Esta marca tem o selo da Certificação B, o que significa que é sustentável, do principio ao fim!
As texturas e os desenhos são únicos, já que é utilizada a impressão botânica. O tingimento é feito através de pigmentos como, jabuticaba, urucum, jatobá, canino, pau-brasil, entre outros.
Como referiu a Veruska, “o processo de produção é lento, porque temos o tempo do tecido, da formação do extracto do pigmento. Há que aprender a viver com o tempo do produto”.
O que mais me tocou, foi ver o quão integra e solidária é a marca, e as pessoas que nela trabalham. Muitas mulheres conseguiram melhores condições de vida, graças à aposta feita no trabalho manual e artesanal destas peças. Devido à procura de matérias-primas naturais, as pequenas unidades produtivas foram crescendo, e até mesmo multiplicando.
Quem compra uma peça da Flávia Aranha, compra uma peça a preço justo, por muito ou pouco que custe.
São autênticas peças vivas! Únicas e maravilhosas! Confesso-me fã incondicional, e recomendo!